Nossos Autores

Iriam Gomes Starling

Iriam é médica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, especializada em Cirurgia Geral e do Trauma; artista plástica, formada pela Escola de Belas Artes da UFMG, com dois bacharelados: um em Gravura em Metal e outro em Pintura. Trabalha com ilustração médica desde 1985, possuindo inúmeras ilustrações publicadas em livros e outras tantas em teses de mestrado e doutorado.

Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro

Dr. Ernesto é Cirurgião Geral, doutor em Cirurgia Cardiovascular e especialista em Angiologia. Foi professor na Faculdade de Medicina da UFMG de 1968 a 2017 e Coordenador da Disciplina de Técnica Cirúrgica desde 1972 a 2017. Colecionou uma série de títulos, prêmios e feitos em medicina ao longo de sua vida profissional. Sua preciosa contribuição na formação de novos médicos inclui obras literárias, além de sua produção acadêmica.

Janaína Starling

Janaína é mineira, nascida em João Monlevade, formada no Teatro Universitário da UFMG, em 2004. Coordena o grupo de teatro de mobilização – Teatro Mobs, da Secretaria de Políticas Sociais da PBH. Seu trabalho é voltado para as questões sociais, montando e encenando peças de cunho educativo, levando alegria, conhecimento e orientação, sensibilizando o cidadão por meio do entretenimento. Vencedora do prêmio Usiminas SIMPARC, em 2005, como atriz revelação do teatro infantil, com a peça Brincando na terra de gigantes. É percussionista, cantora e compositora. Vencedora, em segundo lugar, do concurso de marchinhas do carnaval de Lagoa Santa, em 2015.

Laz Muniz

Laz é mineiro, da cidade de Nova Era, e aos 13 anos de idade começou a trabalhar como cartunista em diversos jornais locais e regionais. Mais tarde, passou a ilustrar revistas e livros de literatura infantis, juvenis e didáticos, além de escrever e desenhar histórias em quadrinhos. Em 2015 lançou sua revista Bacanal de Estrelas, para comemorar seus 25 anos de carreira. Foi Diretor de Criação e Arte em agências de publicidade e propaganda, e como ilustrador passou pelas editoras Dimensão, FTD, Abril, Editora do Brasil, dentre outras, já tendo ilustrado dezenas de livros. Atualmente tem escrito e ilustrado mais e ministra aulas de pintura em aquarela, particulares e no Estúdio Black Ink, em Belo Horizonte, onde reside.

Jussara Starling

Mineira, natural de João Monlevade. Formada em Farmácia/Bioquímica pela UFMG e pós-graduada em Citologia Clínica pelo Instituto Superior de Medicina Diagnóstica — ISMD — da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Possui ampla experiência na área de saúde; trabalhou com acompanhamento técnico e controle de qualidade de exames laboratoriais; treinamento e gerenciamento de equipe técnica e assessoria a clientes.

Marismar Borém

Marismar nasceu e cresceu em Montes Claros. Desde pequena é encantada pela natureza, e sua infância foi marcada por valiosas aventuras numa fazenda, no interior de Minas Gerais. Formou-se em Fonoaudiologia na cidade de Belo Horizonte. Casou-se com Ivan  e tem dois filhos: Pedro e Gabriel. Hoje escreve para crianças e conta muito do que já viveu, aliás, adora contar histórias, passear na roça e visitar o mar. Seus livros são: Coautoria de “A Árvore de Julinha” e a “Onda Azul”, a série “As descobertas de Pedrinho” e “Anna cabelos de vento”, “Tony e Nina”, “Julieta larga a chupeta”, “Olhos de Jabuticaba”, “Chuva, chuvinha”, “Meu pai e o pai dos animais”, “Buriti Grande”. Também escreveu e ilustrou “Bia e o brinquedo do lado de lá” e “Onde mora a felicidade?”

Olga Alvarenga

Olga é mineira, de Itabira, graduada em psicologia pela UFMG. Atuou como psicóloga educacional da Secretaria Municipal de Educação de Itabira. Sua principal frente de trabalho consistiu na formação e mediação de grupos operativos com alunos que, segundo os professores, apresentavam problemas de comportamento no ambiente escolar. Sempre interessada pelo universo infanto-juvenil, aprimorou seus estudos, tornando-se especialista em Saúde Mental da Infância e da Adolescência e mestre em Desenvolvimento Humano. Atualmente tem duas importantes missões: escrever histórias voltadas para o público infantil e a Cécile!

Marcelo Lelis

Lelis Nasceu em Montes Claros, no sertão de Minas Gerais. Fez um tantão de coisas durante sua vida. Além desse tantão de coisas, ilustrou muitos livros e escreveu quatro: Saino a Percurá, Cidades do Ouro, Hortência das Tranças e Anuí.

Janine de Abreu Prandini

Janine nasceu e ainda vive em João Monlevade, interior de Minas Gerais. Depois que aprendeu a ler nunca mais parou. Teve a sorte de ser filha de livreiro e cresceu cercada por livros. Tem dois filhos lindos, Pedro e Bernardo. Esse é o seu primeiro livro, quem sabe de muitos, publicado.