Nossos Autores

Iriam Gomes Starling

Iriam é médica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, especializada em Cirurgia Geral e do Trauma; artista plástica, formada pela Escola de Belas Artes da UFMG, com dois bacharelados: um em Gravura em Metal e outro em Pintura. Trabalha com ilustração médica desde 1985, possuindo inúmeras ilustrações publicadas em livros e outras tantas em teses de mestrado e doutorado.

Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro

Dr. Ernesto é Cirurgião Geral, doutor em Cirurgia Cardiovascular e especialista em Angiologia. Foi professor na Faculdade de Medicina da UFMG de 1968 a 2017 e Coordenador da Disciplina de Técnica Cirúrgica desde 1972 a 2017. Colecionou uma série de títulos, prêmios e feitos em medicina ao longo de sua vida profissional. Sua preciosa contribuição na formação de novos médicos inclui obras literárias, além de sua produção acadêmica.

Janaína Starling

Janaína é mineira, nascida em João Monlevade, formada no Teatro Universitário da UFMG, em 2004. Coordena o grupo de teatro de mobilização – Teatro Mobs, da Secretaria de Políticas Sociais da PBH. Seu trabalho é voltado para as questões sociais, montando e encenando peças de cunho educativo, levando alegria, conhecimento e orientação, sensibilizando o cidadão por meio do entretenimento. Vencedora do prêmio Usiminas SIMPARC, em 2005, como atriz revelação do teatro infantil, com a peça Brincando na terra de gigantes. É percussionista, cantora e compositora. Vencedora, em segundo lugar, do concurso de marchinhas do carnaval de Lagoa Santa, em 2015.

Laz Muniz

Laz é mineiro, da cidade de Nova Era, e aos 13 anos de idade começou a trabalhar como cartunista em diversos jornais locais e regionais. Mais tarde, passou a ilustrar revistas e livros de literatura infantis, juvenis e didáticos, além de escrever e desenhar histórias em quadrinhos. Em 2015 lançou sua revista Bacanal de Estrelas, para comemorar seus 25 anos de carreira. Foi Diretor de Criação e Arte em agências de publicidade e propaganda, e como ilustrador passou pelas editoras Dimensão, FTD, Abril, Editora do Brasil, dentre outras, já tendo ilustrado dezenas de livros. Atualmente tem escrito e ilustrado mais e ministra aulas de pintura em aquarela, particulares e no Estúdio Black Ink, em Belo Horizonte, onde reside.

Jussara Starling

Mineira, natural de João Monlevade. Formada em Farmácia/Bioquímica pela UFMG e pós-graduada em Citologia Clínica pelo Instituto Superior de Medicina Diagnóstica — ISMD — da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Possui ampla experiência na área de saúde; trabalhou com acompanhamento técnico e controle de qualidade de exames laboratoriais; treinamento e gerenciamento de equipe técnica e assessoria a clientes.

Olga Alvarenga

Olga é mineira, de Itabira, graduada em psicologia pela UFMG. Atuou como psicóloga educacional da Secretaria Municipal de Educação de Itabira. Sua principal frente de trabalho consistiu na formação e mediação de grupos operativos com alunos que, segundo os professores, apresentavam problemas de comportamento no ambiente escolar. Sempre interessada pelo universo infanto-juvenil, aprimorou seus estudos, tornando-se especialista em Saúde Mental da Infância e da Adolescência e mestre em Desenvolvimento Humano. Atualmente tem duas importantes missões: escrever histórias voltadas para o público infantil e a Cécile!

Marcelo Lelis

Lelis Nasceu em Montes Claros, no sertão de Minas Gerais. Fez um tantão de coisas durante sua vida. Além desse tantão de coisas, ilustrou muitos livros e escreveu quatro: Saino a Percurá, Cidades do Ouro, Hortência das Tranças e Anuí.

Janine de Abreu Prandini

Janine nasceu e ainda vive em João Monlevade, interior de Minas Gerais. Depois que aprendeu a ler nunca mais parou. Teve a sorte de ser filha de livreiro e cresceu cercada por livros. Tem dois filhos lindos, Pedro e Bernardo. Esse é o seu primeiro livro, quem sabe de muitos, publicado.

Josiany Duarte

Tem gosto pelos singulares, pelos plurais e pelos compostos!
Queria ser árvore (o poeta Manoel de Barros é sabedor da vida!) e falar com os passarinhos, sentir a força do vento, a delicadeza da chuva ou a força da tempestade. Presenciar o tempo passando, as histórias tecidas e o mundo girando.
São as histórias simples e a intensidade dos dias que a ensinam o sentido do espetáculo da vida. Gosta de descobrir o mundo e de vê-lo pelos ângulos mais bonitos!
Sorrisos, cores, sons, flores, perfumes e o privilégio de ser mãe a encantam e alimentam seus sentidos.
Por gostar de ficar em companhia “das muitas gentes”, escolheu ser professora.
Escrever e contar histórias são caminhos que escolheu para conhecer e reconhecer o mundo. No entanto, desconfia, seriamente, que foi o mundo que a escolheu para caminhar esses caminhos.

Adriana A. Pereira e Marco Antônio A. Roman

Adriana A. Pereira, nascida e residente em Brasília, graduada em Letras-Espanhol pela Universidade de Brasília – UNB e Pós-graduada em Tradução Letras-Espanhol, Universidade Gama Filho. Sempre foi uma apaixonada por livros desde criança. Teve a oportunidade de trabalhar com o infantil logo após o magistério e sempre foi encantada pelas letras.

Marco Antônio A. Roman, nascido e residente em Brasília, 12 anos e amante das letrinhas. O hábito de leitura da mãe, contribuiu para que gostasse de ler e  fizesse a sua imaginação fluir. Ambos têm o hábito de lerem juntos, compartilhar ideias e viajar nesse mundo mágico da leitura!

JP Veiga

Nasci no Distrito Federal, morei muitos anos na Guanabara e atualmente moro no Rio de Janeiro e não saí do lugar! que coisa!

É escritor, diretor de arte e ilustrador. Dizem também que é mentiroso… Mora na Lagoa, Rio de Janeiro, junto do sapo que não lava o pé. É pai do Miguel, Vicente e Gabriel, avô da Maria Menina e da Maria Rosa e diz por aí que é um cara feliz!

Há tempos escreve em papel almaço com letras maiúsculas de forma, versos iconoclastas e preguiçosos, raivosos e tristes; escreve também contos mentirosos e nunca acontecidos, que ele reconta como verdade, no botequim que vai, “só para ver a verdade acontecer” (in vino veritas).

Sérgio Lima

Sergio Lima, conhecido no meio artístico como Sergio Geleia. Estudou canto e teoria musical na Fundação de Educação Artística e teatro na Oficina de Teatro, em Belo Horizonte e graduou-se em Comunicação Social na UFMG.

Tocou e cantou e atuou como ator em diversos grupos importantes no cenário mineiro; foi fundador e diretor musical do Grupo Incrível Rúcula; foi diretor Musical, coordenador vocal e autor de trilhas sonoras de diversos espetáculos teatrais encenados em Minas Gerais, além de trilhas e edições para cinema e TV.

Professor de técnica vocal, ele foi professor nas matérias de Expressão Vocal I a VI, no Teatro Universitário da UFMG, professor de música na School of Rock – Brasil, em BH e no Colégio M2, em Lagoa Santa –MG.

Trabalhou como redator publicitário e, como escritor, recebeu menções honrosas no II Concurso Literário da FUNDAC – Barbacena – MG, nas categorias conto e crônica; no IV Concurso Nacional de Poesia do Clube dos Escritores de Piracicaba – SP. É um dos autores do espetáculo teatral “Caixa Postal 1500 – Imagens do Descobrimento”, encenado pelo “Oficinão de Atores” do grupo Galpão, de Belo Horizonte. Recebeu menção honrosa no Concurso Nacional de Dramaturgia Infantil e Infanto-juvenil do CBTIJ, no Rio de Janeiro, com a peça “O Pé”.

Regiane Rocha

Regiane Rocha, ilustradora, arteterapeuta e arte-educadora, já ilustrou diversas publicações infantojuvenis. Seu trabalho tem ajudado a inspirar e motivar a criatividade e a expressão das crianças, e também da criança interior dos adultos, através da produção artística, exposições, aulas e workshops.

Alexandre de Souza

Olá! Eu nasci em Fortaleza, CE. Comecei a desenhar aos 6 anos de idade apenas por diversão, curiosidade e para ocupar a cabeça inquieta. Parei aos dezesseis, mas aos 27 anos voltei a desenhar profissionalmente. Dos 15 aos 26 anos trabalhei com design gráfico, web e tratamento de imagens de moda. Eu continuo sempre em busca de conhecimento e práticas para melhorar o oficio e compreender ainda mais a profissão.

Bruno Costa

Bruno Costa é paulista, desenha desde muito cedo criando personagens e histórias. Formado em Design Gráfico no ano de 2008, trabalhou com mídia impressa, web e Direção de Arte. No fim de 2015 encerrou a carreira como Designer para dedicar-se ao hobby de toda sua vida e sua grande paixão: a ilustração. Já ilustrou vários livros, em sua maioria, infantis, tanto para editoras como para autores independentes. Também faz criação de histórias em quadrinhos e artes isoladas para campanhas e publicidade. Atualmente divide seu tempo entre os trabalhos como ilustrador profissional e seus projetos pessoais envolvendo ilustração.

Dirceu Veiga

Dirceu Veiga começou a desenhar bem pequeno, ainda criança, e nunca mais parou. Já desenhou todo tipo de material para todo tipo de empresa e atualmente se dedica ao que mais gosta de fazer: livros infantis.

João André Grossi

Mineiro do interior, nascido em Governador Valadares, viveu sua primeira infância na cidade de Dom Cavati. Pai do Bento, esposo da Dani, autor da série infantil Juca Cabeleira e também atua no cinema como roteirista e diretor.

Robson Araújo

Robson Araújo é artista premiado. Maduro em sua arte, a sua obra fala por si mesma.

Nascido no Rio de Janeiro, mineiro por adoção, desenha e pinta pelas beiradas. Come quieto a página em branco e a transforma em coisa viva. Dá cor às palavras dos autores.

Valderez Valle

Valderez nasceu em Pitangui, Minas Gerais, à sombra de um pé de pequi, no alto do morro da capelinha do Bom Jesus, na rua de São José, durante a vigília de um dos natais do século passado.

É professora desde os 7 anos de idade, quando aprendeu a ler junto com os três adultos que trabalhavam na casa dela. Ao voltar da escola, Valderez abria o livro de Lili e relia com eles a lição de cada dia, imitando a professora. E não é que todos aprenderam a ler juntos? Assim, continua até hoje, ensinando a ler e escrevendo livros para crianças e adultos, com muita alegria e carinho.

Murilo Moretti

Nascido e residente em Santos/ SP, Murilo Moretti trabalha com ilustração didática e ilustração infantil.

Não vive sem café e nas horas vagas curte um Charlie Brown Jr, vídeo game, hqs, livros de fantasia, filmes e séries e, claro, uma boa praia.

Maria das Graças Toledo

Nasceu em Paiva, Minas Gerais. Na infância morou na Baixada Fluminense, em Belford Roxo e Jaceruba, um vilarejo a duas horas de Belford Roxo de Maria Fumaça. A fumaça da chaminé da locomotiva, o tchoc-tchoc, o piuí-piuí do apito do trem são lembranças cravadas na memória. Formou-se em História pela UFMF. A menina curiosa, quebrava as bonecas, ao invés de embalá-las ao canto do nana-neném, para saber como funcionavam os mecanismos dos olhos e o intrigante som do choro da boneca. A adolescente se interessou pela leitura no rastro do bom exemplo de amigos seminaristas. Tolstoi, A. J. Cronin, Machado de Assis, entre outros, lhe abriram os caminhos deste mundo mágico da imaginação. Daí em diante nunca mais parou, tornando-se escritora.

Tom Dutra

É formado em Artes Visuais pela FMU. Ator e cartunista, cria seus personagens desde 1995. É produtor de conteúdo para internet e além dos vídeos para o canal “Tom Dutra” no YouTube, faz críticas em quadrinhos para seu blog “Dicas do Tom”.

Alexandre Azevedo

Alexandre Azevedo é mineiro, de Belo Horizonte. Nascido em 1965, teve publicado seu primeiro livro em 1989, uma reunião de crônicas intitulada “Que azar, Godofredo!”, com quarta capa de Luis Fernando Verissimo.
Formado em Filosofia, com pós-graduação em Língua Portuguesa e Estudos Literários, Alexandre é professor há 35 anos, autor de centenas de livros entre didáticos e literários.
Seu catálogo literário soma mais de 200 obras publicadas, que incluem romances infantis, juvenis e adultos, além de peças de teatro, ensaios e crônicas. Muitos de seus títulos foram prefaciados e elogiados por grandes nomes da literatura brasileira, como Manoel de Barros, Ziraldo, Carlos Herculano Lopes, Affonso Romano de Sant’Anna e Carlos Augusto Segato.
O escritor mineiro já atingiu a impressionante marca de mais de 1 milhão exemplares vendidos ao longo da sua carreira.
Atualmente, Alexandre Azevedo mora em Ribeirão Preto, interior de SP, onde leciona Literaturas Portuguesa e Brasileira, Filosofia e Sociologia para alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular.

Rogério Casagrande

Paranaense pé vermelho, Rogério é um Designer e Ilustrador. É formado em Artes Visuais e pós-graduado em Ilustração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), desde 2010. Vem trabalhando com o mercado editorial, produzindo ilustrações didáticas e de literatura infantil.
Apaixonado pelo universo das artes, Rogério é um artista multimídia, que utiliza técnicas digitais e tradicionais para transcrever belíssimos textos em narrativas visuais apaixonantes. Muito inspirado na sua infância pelas histórias fantásticas e animações, hoje ele se dedica ao universo infantil e ao estudo de literatura, buscando, com sua arte, inspirar cada vez mais os jovens artistas.

Rosilene Almeida

Rosilene Almeida, nascida em 1980 em Belo Horizonte no alto das montanhas de Minas Gerais, terra de grandes escritores e poetas. Dedica sua escrita aos pequenos e encanta a todos com a leveza e criatividade de suas histórias. Rose acredita que histórias existem para serem contadas. Com várias delas prontas e o desejo de levá-las ao mundo, surge então seu grande desafio, que é eternizá-las nas páginas de um livro.

Laura Mocelin

Laura Mocelin, nascida em 1996 na cidade de Campos Novos, estado de Santa Catarina, ilustra livros dos mais diversos gêneros, com foco na literatura infantil e infantojuvenil. A necessidade da diversidade em relação à escrita e à arte faz acreditar que a literatura é um dos pontos principais da formação humana.

Roney Bunn

Desde pequeno queria ser piloto de disco voador. Um dia descobri que ainda não existe esta profissão aqui na terra. Então resolvi que viveria desenhando todas as coisas que devem existir em algum lugar do universo, mas que eu não vou poder conhecer pessoalmente. Adoro cachorros e brincar com as crianças que outros adultos chamam de chatas, mas que na verdade são as mais divertidas.

Ailla Pacheco

Ailla Pacheco é graduada em Psicologia, pós-graduada em meditação, mestre em Reiki, professora internacional de Yoga, escritora e pesquisadora de práticas integrativas de saúde, especializada em terapia integrativa e neurociência. É também educadora, terapeuta holística, criadora da Neuromeditação®, do programa “Essencial’mente” e da personagem animada “Aillinha”, além de idealizadora e diretora da Clínica Ailla Pacheco: Instituto de Yoga e Terapias Integrativas.
Ao longo de seus mais de quinze anos de experiência, Ailla Pacheco conquistou 70 certificações, publicou 6 livros e dedica-se a compartilhar seus conhecimentos com o mundo: já formou mais de 4.000 alunos no Brasil e no exterior.

Maria Célia Bueno

Estudou Jornalismo e Pedagogia. Fundou a revista AMAE EDUCANDO. (AMAE – Associação Mineira de Ação Educacional), direcionada para o professor do Ensino Fundamental 1, enriquecendo seu conteúdo e prática. Como supervisora pedagógica trabalhou em escolas de ensino público e particular de Belo Horizonte. Ministrou cursos de Literatura Infantil em várias cidades de Minas. Escreveu livros infantis, como Bia faz uma descoberta; Quem cura o caracol; Zé Caracol quer usar gravata; Misturando versos; Chiquinha-cabeça-de-vento e outros. O seu zelo e carinho para com o leitor iniciante pode ser constatado na presente obra.

Ramon Moreira

Ramon é médico ginecologista especialista em medicina sexual, terapeuta sexual e mestre em psicologia social. Como professor e pesquisador, há quarenta anos tem formado centenas de profissionais de saúde na área de sexualidade.
É casado, pai de três filhos, reside em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, onde exerce sua atividade clínica.
Outros livros do autor na área de sexualidade humana: O Sexo Que Passa na Tv, Os Sete Pilares da Qualidade de Vida(em parceria com Marcos Goursand de Araújo) e Medicina e Sexualidade.

Ivani Perotti

Gaúcha, nascida na cidade de Três de Maio, mas vive em Belo Horizonte atualmente. É professora efetiva da Educação Básica Estadual e na Universidade Estadual de Minas Gerais. UEMG, mestre em linguística e doutoranda em linguística/literatura. Ivane é sobretudo apaixonada por seu ofício e pela literatura. Entusiasta da nossa língua, já publicou vários livros entre contos e poesias e acadêmicos, tendo sido premiada por diversas vezes, incluindo a Medalha Maior da ABD pelo conjunto da produção literária, em 2016.

Priscila Paula

Mineira, nascida em Belo Horizonte, artista visual, formou-se em Cinema de Animação e Artes digitais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Também possui formação e experiências na área da moda, com ilustração e confecção. Atualmente trabalha com ilustração e animação. Ainda criança brincava de desenhar e costurava roupinhas para bonecos, as brincadeiras não deixaram de existir, mais tarde começa a busca por explorar essa necessidade de criar e produzir coisas. Como resultado da paixão por criar, iniciou no ramo da moda e apesar de todo aprendizado adquirido na área, ainda faltava algo. Foi aí que encontrou em outra embarcação, através dos desenhos outras formas de expressão.

Luciano Mendes

Nascido em Pocrane (MG), Luciano Mendes é professor titular da UFMG, onde pesquisa e ensina sobre história da educação no Brasil. É autor/organizador de quase meia centena de livros acadêmicos na área da educação e, atualmente, tem se dedicado também  à escrita literária e participado de coletivos de literatura, sendo o criador do Grupo Cidades das Letras: encontros com a literatura, nas redes sociais. Publicou A primeira página e outros contos mexicanos em 2020 e Entre mulheres em 2021.

Caio Brasil

Caio Brasil, 22 anos, mineiro, de Belo Horizonte, ilustrador e Game Developer, formado pela PUC Minas em Jogos Digitais.
Desde pequeno tem uma relação boa com a arte, sempre gostou de desenhar e criar histórias e personagens. Nas palavras de Caio: “Estou vivendo um sonho desde que descobri que poderia viver disso”. Está sempre procurando aprimorar suas habilidades para poder se expressar melhor por meio das ilustrações.

Regina Celes

Regina Celes ama escrever, principalmente poesias.
Foi professora alfabetizadora por cerca de 35 anos. Também é psicóloga.
Possui vários poemas que sonha em publicar. É autora de duas coleções paradidáticas: Alfabeto Integrado (2012) e Coleção Pequeno Aprendiz (2013).
Os seus temas envolvem valores éticos que podem transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.
Regina se aposentou em 2016, mas em 2019 foi convidada a retornar para a escola, para contar histórias e trabalhar na biblioteca com as turminhas de alunos pequeninos, que ela tanto ama.
Ela fez este poema em homenagem ao seu querido Rio Doce.

Vanessa Alexandre

É autora de livros infantis. Trabalha com editoras no Brasil, em Portugal e Estados Unidos, além de fazer materiais publicitários e didáticos. Participa também de algumas exposições, como o “Cow Parade”, “Ilustra Brasil” e “Batom, Lápis e TPM”, pelo Salão de Humor de Piracicaba. Adora ilustrar! É algo que faz desde muito nova, e seu maior desejo é levar histórias para todos os cantos.

Rosa Maria Miguel Fontes

Rosa Maria Miguel Fontes é mineira, de Belo Horizonte, e escreve histórias para crianças desde a infância. Aos 8 anos de idade, foi aluna premiada num concurso estadual.
A vocação para a escrita foi se firmando e, por isso, ela se decidiu pela profissão de jornalista. Trabalhou muitos anos nessa atividade e, mais tarde, tornou-se escritora para continuar escrevendo histórias infantis.
Os temas de seus livros vêm dos casos que ouve das crianças especialmente seus familiares. A essas observações, ela reúne seus gostos e experiências para criar. Rosa Maria acredita que é possível aprender muito com a meninada e que existe, sim, sabedoria no que essa turma diz e faz.
Suas histórias são vivências que podem despertar outras crianças como a contada nesse livro, que reúne lembranças de um jardim e o gosto da autora pelas flores. Para ela, tudo o que é belo, pleno de formosura, tem o poder de influenciar e transformar os seres para melhor.

Antônio Pereira

É natural de Bocaiúva, município do interior de Minas Gerais, localizada a cerca de 370km ao norte de Belo Horizonte. Atualmente a cidade tem em torno de cinquenta mil habitantes.
Antônio é Bibliotecário, pós‑graduado em gestão de pessoas e gestão pública, e fez carreira no sistema financeiro bancário.

Maria do Rosário

Maria do Rosário Nogueira Rivelli nasceu em 3 de julho de 1957, em Brás Pires, pequena cidade da Zona da Mata Mineira. Estudou em escolas públicas em Conselheiro Lafaiete e cursou medicina na UFJF durante os “sombrios anos da ditadura militar”. Ainda acadêmica de medicina trabalhou no Hospital Colônia de Barbacena (FHEMIG) e na Clínica Mantiqueira na mesma cidade. Fez residência de psiquiatria no Instituto Raul Soares em Belo Horizonte, onde logo se interessou pela psiquiatria social e suas interfaces com a literatura e a psicanálise. A partir de então se apaixonou por Guimarães Rosa, seguindo, às vezes, suas trilhas pelas veredas de Cordisburgo.
Atualmente está aposentada e, neste momento, aguarda ansiosa cruzar o Pacífico para ver seu único neto, Eduardo, que tem vivido aventuras por lá.

Carolina Saidenberg

Carolina Saidenberg é artista plástica paulistana, desenha e pinta desde criança, incentivada por seu pai, também artista plástico e diretor de arte, Luiz Saidenberg.
É formada em artes e pós-graduada pela Belas Artes de São Paulo.
Morou por um breve período na Itália em 2011, onde realizou residência artística e estudos em desenho de moda e joalheria. A partir de então tem participado de exposições nacionais e internacionais.
Destacam-se entre elas a exposição individual em Paris pela galeria Monod em 2013, a individual “Gueisha” pela galeria Amî em São Paulo, 2014 e a exposição em dupla com seu pai, “Saidenberg: pai e filha” realizada no Circulo Militar em 2015. Em 2018 realizou a exposição “Malabaristas Urbanas” em Piolla and Arts, São Paulo.

Douglas Galindo

Nasceu em São Paulo, já faz algum tempo. Desde que se lembra, rabiscava nas antigas folhas que embrulhavam pão e desenhava personagens, histórias… cresceu, mas não parou de desenhar. Hoje tem um pequeno estúdio e continua desenhando personagens e histórias, como esta que você tem em suas mãos. Espera que você goste muito e veja mais de suas histórias em:
galindoestudio.com.br

Sônia Rocha

Nascida em Brasília, cresceu em São Paulo, capital, graduada em História, Geografia e pós graduada em Comunicação Sociedade e Cultura – PUC/ SP.
Trabalha como professora do ensino público e privado, é compositora e produtora artística. Tem verdadeira paixão por crianças e escreveu este livro no início da pandemia de Covid quando morava em Paris, inspirada no seu filho, sua neta e sobrinhos.
O trabalho da autora é voltado para questões pertinentes a educação, família, solidariedade, empatia, diversidade e justiça social. Como geógrafa defende as questões ligadas à preservação da natureza.
Este é o seu primeiro livro, mas a autora tem vários textos que ainda pretende publicar.

Eduardo Serique

Eduardo Augusto de Castro Serique nasceu no Surucuá, comunidade do distrito de Boim, município de Santarém, estado do Pará. É graduado em Filosofia, Música e Línguas Clássicas (Grego) e é também pós-graduado em Filosofia Contemporânea. Reside atualmente na vila de Alter do Chão, município de Santarém, Pará. Mora num barco, o Cuicuera, fundeado na Ponta da Gurita, onde inventa suas histórias e recebe os amigos. Acorda sempre antes do nascer do sol, gosta de tomar café, de mergulhar nas águas do Tapajós e remar na canoa Çairé. Já viu o boto virar gente, escapou de ser engolido pela Cobra Grande e disputou corrida com o Curupira. Acredita que a verdade é café-pequeno e que só a fantasia é capaz de nos libertar.

Keila Tracajá

Nasceu em São Paulo, em 1974, no bairro de Itaquera (“pedra dura” em tupi). Aos 18 anos passou a se dedicar à educação especial. Atualmente é professora e coordenadora pedagógica na cidade de São Paulo.
Desde pequena se interessou pelos mistérios das estrelas, das árvores, dos rios e das montanhas. Sentia essas energias como suas irmãs. Em suas andanças tornou-se bruxa, terapeuta holística, oraculista runemal, cromoterapeuta e radiestesista; praticante do método Melchizedek de cura holográfica, Magnified Healing, reiki e karuna reiki, todos conhecimentos de tradição do hemisfério Norte.

Com o tempo, passou a questionar seu pertencimento ao mundo a partir do lugar de mulher com tradições de origens caiçaras e moradora da América do Sul. Suas inquietudes a direcionaram para buscas relacionadas ao sagrado feminino, adentrando a senda dos conhecimentos sobre as anciãs, sacerdotisas andinas, samai e munay ki.