Nossos Autores

Iriam Gomes Starling

Iriam é médica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, especializada em Cirurgia Geral e do Trauma; artista plástica, formada pela Escola de Belas Artes da UFMG, com dois bacharelados: um em Gravura em Metal e outro em Pintura. Trabalha com ilustração médica desde 1985, possuindo inúmeras ilustrações publicadas em livros e outras tantas em teses de mestrado e doutorado.

Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro

Dr. Ernesto é Cirurgião Geral, doutor em Cirurgia Cardiovascular e especialista em Angiologia. Foi professor na Faculdade de Medicina da UFMG de 1968 a 2017 e Coordenador da Disciplina de Técnica Cirúrgica desde 1972 a 2017. Colecionou uma série de títulos, prêmios e feitos em medicina ao longo de sua vida profissional. Sua preciosa contribuição na formação de novos médicos inclui obras literárias, além de sua produção acadêmica.

Janaína Starling

Janaína é mineira, nascida em João Monlevade, formada no Teatro Universitário da UFMG, em 2004. Coordena o grupo de teatro de mobilização – Teatro Mobs, da Secretaria de Políticas Sociais da PBH. Seu trabalho é voltado para as questões sociais, montando e encenando peças de cunho educativo, levando alegria, conhecimento e orientação, sensibilizando o cidadão por meio do entretenimento. Vencedora do prêmio Usiminas SIMPARC, em 2005, como atriz revelação do teatro infantil, com a peça Brincando na terra de gigantes. É percussionista, cantora e compositora. Vencedora, em segundo lugar, do concurso de marchinhas do carnaval de Lagoa Santa, em 2015.

Laz Muniz

Laz é mineiro, da cidade de Nova Era, e aos 13 anos de idade começou a trabalhar como cartunista em diversos jornais locais e regionais. Mais tarde, passou a ilustrar revistas e livros de literatura infantis, juvenis e didáticos, além de escrever e desenhar histórias em quadrinhos. Em 2015 lançou sua revista Bacanal de Estrelas, para comemorar seus 25 anos de carreira. Foi Diretor de Criação e Arte em agências de publicidade e propaganda, e como ilustrador passou pelas editoras Dimensão, FTD, Abril, Editora do Brasil, dentre outras, já tendo ilustrado dezenas de livros. Atualmente tem escrito e ilustrado mais e ministra aulas de pintura em aquarela, particulares e no Estúdio Black Ink, em Belo Horizonte, onde reside.

Jussara Starling

Mineira, natural de João Monlevade. Formada em Farmácia/Bioquímica pela UFMG e pós-graduada em Citologia Clínica pelo Instituto Superior de Medicina Diagnóstica — ISMD — da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Possui ampla experiência na área de saúde; trabalhou com acompanhamento técnico e controle de qualidade de exames laboratoriais; treinamento e gerenciamento de equipe técnica e assessoria a clientes.

Olga Alvarenga

Olga é mineira, de Itabira, graduada em psicologia pela UFMG. Atuou como psicóloga educacional da Secretaria Municipal de Educação de Itabira. Sua principal frente de trabalho consistiu na formação e mediação de grupos operativos com alunos que, segundo os professores, apresentavam problemas de comportamento no ambiente escolar. Sempre interessada pelo universo infanto-juvenil, aprimorou seus estudos, tornando-se especialista em Saúde Mental da Infância e da Adolescência e mestre em Desenvolvimento Humano. Atualmente tem duas importantes missões: escrever histórias voltadas para o público infantil e a Cécile!

Marcelo Lelis

Lelis Nasceu em Montes Claros, no sertão de Minas Gerais. Fez um tantão de coisas durante sua vida. Além desse tantão de coisas, ilustrou muitos livros e escreveu quatro: Saino a Percurá, Cidades do Ouro, Hortência das Tranças e Anuí.

Janine de Abreu Prandini

Janine nasceu e ainda vive em João Monlevade, interior de Minas Gerais. Depois que aprendeu a ler nunca mais parou. Teve a sorte de ser filha de livreiro e cresceu cercada por livros. Tem dois filhos lindos, Pedro e Bernardo. Esse é o seu primeiro livro, quem sabe de muitos, publicado.

EIS Editora

Josiany Duarte

Tem gosto pelos singulares, pelos plurais e pelos compostos!
Queria ser árvore (o poeta Manoel de Barros é sabedor da vida!) e falar com os passarinhos, sentir a força do vento, a delicadeza da chuva ou a força da tempestade. Presenciar o tempo passando, as histórias tecidas e o mundo girando.
São as histórias simples e a intensidade dos dias que a ensinam o sentido do espetáculo da vida. Gosta de descobrir o mundo e de vê-lo pelos ângulos mais bonitos!
Sorrisos, cores, sons, flores, perfumes e o privilégio de ser mãe a encantam e alimentam seus sentidos.
Por gostar de ficar em companhia “das muitas gentes”, escolheu ser professora.
Escrever e contar histórias são caminhos que escolheu para conhecer e reconhecer o mundo. No entanto, desconfia, seriamente, que foi o mundo que a escolheu para caminhar esses caminhos.

EIS Editora

Adriana A. Pereira e Marco Antônio A. Roman

Adriana A. Pereira, nascida e residente em Brasília, graduada em Letras-Espanhol pela Universidade de Brasília – UNB e Pós-graduada em Tradução Letras-Espanhol, Universidade Gama Filho. Sempre foi uma apaixonada por livros desde criança. Teve a oportunidade de trabalhar com o infantil logo após o magistério e sempre foi encantada pelas letras.

Marco Antônio A. Roman, nascido e residente em Brasília, 12 anos e amante das letrinhas. O hábito de leitura da mãe, contribuiu para que gostasse de ler e  fizesse a sua imaginação fluir. Ambos têm o hábito de lerem juntos, compartilhar ideias e viajar nesse mundo mágico da leitura!

EIS Editora

J. P. Veiga

O autor praticou judô dos 7 aos 17 anos e foi até a faixa roxa. Muitos e muitos anos depois, um primo muito legal, que ele nem sabia que existia, Pedro Daudt, achou-o pela internet, deu-lhe um quimono e ele acabou voltando para o judô!

Agora, volta e meia, ele treina junto de uma porção de homens e mulheres, todos coroas, que teimam em manter acesa a chama do respeito ao próximo, do conhecimento do corpo e da forma física.

Judô é uma palavra japonesa e quer dizer “O caminho suave”.

EIS Editora

Sérgio Lima

Sergio Lima, conhecido no meio artístico como Sergio Geleia. Estudou canto e teoria musical na Fundação de Educação Artística e teatro na Oficina de Teatro, em Belo Horizonte e graduou-se em Comunicação Social na UFMG.

Tocou e cantou e atuou como ator em diversos grupos importantes no cenário mineiro; foi fundador e diretor musical do Grupo Incrível Rúcula; foi diretor Musical, coordenador vocal e autor de trilhas sonoras de diversos espetáculos teatrais encenados em Minas Gerais, além de trilhas e edições para cinema e TV.

Professor de técnica vocal, ele foi professor nas matérias de Expressão Vocal I a VI, no Teatro Universitário da UFMG, professor de música na School of Rock – Brasil, em BH e no Colégio M2, em Lagoa Santa –MG.

Trabalhou como redator publicitário e, como escritor, recebeu menções honrosas no II Concurso Literário da FUNDAC – Barbacena – MG, nas categorias conto e crônica; no IV Concurso Nacional de Poesia do Clube dos Escritores de Piracicaba – SP. É um dos autores do espetáculo teatral “Caixa Postal 1500 – Imagens do Descobrimento”, encenado pelo “Oficinão de Atores” do grupo Galpão, de Belo Horizonte. Recebeu menção honrosa no Concurso Nacional de Dramaturgia Infantil e Infanto-juvenil do CBTIJ, no Rio de Janeiro, com a peça “O Pé”.

EIS Editora

Regiane Rocha

Regiane Rocha, ilustradora, arteterapeuta e arte-educadora, já ilustrou diversas publicações infantojuvenis. Seu trabalho tem ajudado a inspirar e motivar a criatividade e a expressão das crianças, e também da criança interior dos adultos, através da produção artística, exposições, aulas e workshops.

EIS Editora

Alexandre de Souza

Olá! Eu nasci em Fortaleza, CE. Comecei a desenhar aos 6 anos de idade apenas por diversão, curiosidade e para ocupar a cabeça inquieta. Parei aos dezesseis, mas aos 27 anos voltei a desenhar profissionalmente. Dos 15 aos 26 anos trabalhei com design gráfico, web e tratamento de imagens de moda. Eu continuo sempre em busca de conhecimento e práticas para melhorar o oficio e compreender ainda mais a profissão.

EIS Editora

Bruno Costa é paulista, desenha desde muito cedo criando personagens e histórias. Formado em Design Gráfico no ano de 2008, trabalhou com mídia impressa, web e Direção de Arte. No fim de 2015 encerrou a carreira como Designer para dedicar-se ao hobby de toda sua vida e sua grande paixão: a ilustração. Já ilustrou vários livros, em sua maioria, infantis, tanto para editoras como para autores independentes. Também faz criação de histórias em quadrinhos e artes isoladas para campanhas e publicidade. Atualmente divide seu tempo entre os trabalhos como ilustrador profissional e seus projetos pessoais envolvendo ilustração.

EIS Editors

Dirceu Veiga

Dirceu Veiga começou a desenhar bem pequeno, ainda criança, e nunca mais parou. Já desenhou todo tipo de material para todo tipo de empresa e atualmente se dedica ao que mais gosta de fazer: livros infantis.