Nossos Autores

Iriam Gomes Starling

Iriam é médica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, especializada em Cirurgia Geral e do Trauma; artista plástica, formada pela Escola de Belas Artes da UFMG, com dois bacharelados: um em Gravura em Metal e outro em Pintura. Trabalha com ilustração médica desde 1985, possuindo inúmeras ilustrações publicadas em livros e outras tantas em teses de mestrado e doutorado.

Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro

Dr. Ernesto é Cirurgião Geral, doutor em Cirurgia Cardiovascular e especialista em Angiologia. Foi professor na Faculdade de Medicina da UFMG de 1968 a 2017 e Coordenador da Disciplina de Técnica Cirúrgica desde 1972 a 2017. Colecionou uma série de títulos, prêmios e feitos em medicina ao longo de sua vida profissional. Sua preciosa contribuição na formação de novos médicos inclui obras literárias, além de sua produção acadêmica.

Janaína Starling

Janaína é mineira, nascida em João Monlevade, formada no Teatro Universitário da UFMG, em 2004. Coordena o grupo de teatro de mobilização – Teatro Mobs, da Secretaria de Políticas Sociais da PBH. Seu trabalho é voltado para as questões sociais, montando e encenando peças de cunho educativo, levando alegria, conhecimento e orientação, sensibilizando o cidadão por meio do entretenimento. Vencedora do prêmio Usiminas SIMPARC, em 2005, como atriz revelação do teatro infantil, com a peça Brincando na terra de gigantes. É percussionista, cantora e compositora. Vencedora, em segundo lugar, do concurso de marchinhas do carnaval de Lagoa Santa, em 2015.

Laz Muniz

Laz é mineiro, da cidade de Nova Era, e aos 13 anos de idade começou a trabalhar como cartunista em diversos jornais locais e regionais. Mais tarde, passou a ilustrar revistas e livros de literatura infantis, juvenis e didáticos, além de escrever e desenhar histórias em quadrinhos. Em 2015 lançou sua revista Bacanal de Estrelas, para comemorar seus 25 anos de carreira. Foi Diretor de Criação e Arte em agências de publicidade e propaganda, e como ilustrador passou pelas editoras Dimensão, FTD, Abril, Editora do Brasil, dentre outras, já tendo ilustrado dezenas de livros. Atualmente tem escrito e ilustrado mais e ministra aulas de pintura em aquarela, particulares e no Estúdio Black Ink, em Belo Horizonte, onde reside.

Jussara Starling

Mineira, natural de João Monlevade. Formada em Farmácia/Bioquímica pela UFMG e pós-graduada em Citologia Clínica pelo Instituto Superior de Medicina Diagnóstica — ISMD — da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Possui ampla experiência na área de saúde; trabalhou com acompanhamento técnico e controle de qualidade de exames laboratoriais; treinamento e gerenciamento de equipe técnica e assessoria a clientes.

Olga Alvarenga

Olga é mineira, de Itabira, graduada em psicologia pela UFMG. Atuou como psicóloga educacional da Secretaria Municipal de Educação de Itabira. Sua principal frente de trabalho consistiu na formação e mediação de grupos operativos com alunos que, segundo os professores, apresentavam problemas de comportamento no ambiente escolar. Sempre interessada pelo universo infanto-juvenil, aprimorou seus estudos, tornando-se especialista em Saúde Mental da Infância e da Adolescência e mestre em Desenvolvimento Humano. Atualmente tem duas importantes missões: escrever histórias voltadas para o público infantil e a Cécile!

Marcelo Lelis

Lelis Nasceu em Montes Claros, no sertão de Minas Gerais. Fez um tantão de coisas durante sua vida. Além desse tantão de coisas, ilustrou muitos livros e escreveu quatro: Saino a Percurá, Cidades do Ouro, Hortência das Tranças e Anuí.

Janine de Abreu Prandini

Janine nasceu e ainda vive em João Monlevade, interior de Minas Gerais. Depois que aprendeu a ler nunca mais parou. Teve a sorte de ser filha de livreiro e cresceu cercada por livros. Tem dois filhos lindos, Pedro e Bernardo. Esse é o seu primeiro livro, quem sabe de muitos, publicado.

EIS Editora

Josiany Duarte

Tem gosto pelos singulares, pelos plurais e pelos compostos!
Queria ser árvore (o poeta Manoel de Barros é sabedor da vida!) e falar com os passarinhos, sentir a força do vento, a delicadeza da chuva ou a força da tempestade. Presenciar o tempo passando, as histórias tecidas e o mundo girando.
São as histórias simples e a intensidade dos dias que a ensinam o sentido do espetáculo da vida. Gosta de descobrir o mundo e de vê-lo pelos ângulos mais bonitos!
Sorrisos, cores, sons, flores, perfumes e o privilégio de ser mãe a encantam e alimentam seus sentidos.
Por gostar de ficar em companhia “das muitas gentes”, escolheu ser professora.
Escrever e contar histórias são caminhos que escolheu para conhecer e reconhecer o mundo. No entanto, desconfia, seriamente, que foi o mundo que a escolheu para caminhar esses caminhos.

EIS Editora

Adriana A. Pereira e Marco Antônio A. Roman

Adriana A. Pereira, nascida e residente em Brasília, graduada em Letras-Espanhol pela Universidade de Brasília – UNB e Pós-graduada em Tradução Letras-Espanhol, Universidade Gama Filho. Sempre foi uma apaixonada por livros desde criança. Teve a oportunidade de trabalhar com o infantil logo após o magistério e sempre foi encantada pelas letras.

Marco Antônio A. Roman, nascido e residente em Brasília, 12 anos e amante das letrinhas. O hábito de leitura da mãe, contribuiu para que gostasse de ler e  fizesse a sua imaginação fluir. Ambos têm o hábito de lerem juntos, compartilhar ideias e viajar nesse mundo mágico da leitura!

EIS Editora

J. P. Veiga

O autor praticou judô dos 7 aos 17 anos e foi até a faixa roxa. Muitos e muitos anos depois, um primo muito legal, que ele nem sabia que existia, Pedro Daudt, achou-o pela internet, deu-lhe um quimono e ele acabou voltando para o judô!

Agora, volta e meia, ele treina junto de uma porção de homens e mulheres, todos coroas, que teimam em manter acesa a chama do respeito ao próximo, do conhecimento do corpo e da forma física.

Judô é uma palavra japonesa e quer dizer “O caminho suave”.

EIS Editora

Sérgio Lima

Sergio Lima, conhecido no meio artístico como Sergio Geleia. Estudou canto e teoria musical na Fundação de Educação Artística e teatro na Oficina de Teatro, em Belo Horizonte e graduou-se em Comunicação Social na UFMG.

Tocou e cantou e atuou como ator em diversos grupos importantes no cenário mineiro; foi fundador e diretor musical do Grupo Incrível Rúcula; foi diretor Musical, coordenador vocal e autor de trilhas sonoras de diversos espetáculos teatrais encenados em Minas Gerais, além de trilhas e edições para cinema e TV.

Professor de técnica vocal, ele foi professor nas matérias de Expressão Vocal I a VI, no Teatro Universitário da UFMG, professor de música na School of Rock – Brasil, em BH e no Colégio M2, em Lagoa Santa –MG.

Trabalhou como redator publicitário e, como escritor, recebeu menções honrosas no II Concurso Literário da FUNDAC – Barbacena – MG, nas categorias conto e crônica; no IV Concurso Nacional de Poesia do Clube dos Escritores de Piracicaba – SP. É um dos autores do espetáculo teatral “Caixa Postal 1500 – Imagens do Descobrimento”, encenado pelo “Oficinão de Atores” do grupo Galpão, de Belo Horizonte. Recebeu menção honrosa no Concurso Nacional de Dramaturgia Infantil e Infanto-juvenil do CBTIJ, no Rio de Janeiro, com a peça “O Pé”.

EIS Editora

Regiane Rocha

Regiane Rocha, ilustradora, arteterapeuta e arte-educadora, já ilustrou diversas publicações infantojuvenis. Seu trabalho tem ajudado a inspirar e motivar a criatividade e a expressão das crianças, e também da criança interior dos adultos, através da produção artística, exposições, aulas e workshops.

EIS Editora

Alexandre de Souza

Olá! Eu nasci em Fortaleza, CE. Comecei a desenhar aos 6 anos de idade apenas por diversão, curiosidade e para ocupar a cabeça inquieta. Parei aos dezesseis, mas aos 27 anos voltei a desenhar profissionalmente. Dos 15 aos 26 anos trabalhei com design gráfico, web e tratamento de imagens de moda. Eu continuo sempre em busca de conhecimento e práticas para melhorar o oficio e compreender ainda mais a profissão.

EIS Editora

Bruno Costa é paulista, desenha desde muito cedo criando personagens e histórias. Formado em Design Gráfico no ano de 2008, trabalhou com mídia impressa, web e Direção de Arte. No fim de 2015 encerrou a carreira como Designer para dedicar-se ao hobby de toda sua vida e sua grande paixão: a ilustração. Já ilustrou vários livros, em sua maioria, infantis, tanto para editoras como para autores independentes. Também faz criação de histórias em quadrinhos e artes isoladas para campanhas e publicidade. Atualmente divide seu tempo entre os trabalhos como ilustrador profissional e seus projetos pessoais envolvendo ilustração.

EIS Editors

Dirceu Veiga

Dirceu Veiga começou a desenhar bem pequeno, ainda criança, e nunca mais parou. Já desenhou todo tipo de material para todo tipo de empresa e atualmente se dedica ao que mais gosta de fazer: livros infantis.

EIS Editora

João André Grossi

Mineiro do interior, nascido em Governador Valadares, viveu sua primeira infância na cidade de Dom Cavati. Pai do Bento, esposo da Dani, autor da série infantil Juca Cabeleira e também atua no cinema como roteirista e diretor.

EIS Editora

Robson Araújo

Robson Araújo é artista premiado. Maduro em sua arte, a sua obra fala por si mesma.

Nascido no Rio de Janeiro, mineiro por adoção, desenha e pinta pelas beiradas. Come quieto a página em branco e a transforma em coisa viva. Dá cor às palavras dos autores.

EIS Editora

Valderez Valle

Valderez nasceu em Pitangui, Minas Gerais, à sombra de um pé de pequi, no alto do morro da capelinha do Bom Jesus, na rua de São José, durante a vigília de um dos natais do século passado.

É professora desde os 7 anos de idade, quando aprendeu a ler junto com os três adultos que trabalhavam na casa dela. Ao voltar da escola, Valderez abria o livro de Lili e relia com eles a lição de cada dia, imitando a professora. E não é que todos aprenderam a ler juntos? Assim, continua até hoje, ensinando a ler e escrevendo livros para crianças e adultos, com muita alegria e carinho.

EIS Editora

Murilo Moretti

Nascido e residente em Santos/ SP, Murilo Moretti trabalha com ilustração didática e ilustração infantil.

Não vive sem café e nas horas vagas curte um Charlie Brown Jr, vídeo game, hqs, livros de fantasia, filmes e séries e, claro, uma boa praia.